Legendagem e Closed Caption

Closed caption ou legenda oculta, também conhecida pela sigla CC, é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para tal, e tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

 

A legenda oculta descreve além das falas dos atores ou apresentadores qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, música, risos etc.

O serviço de legendagem da Infra  consiste no serviço de transcrever para a tela as informações traduzidas do áudio a fim de contextualizar a informação para o público interessado.

LEGENDAGEM – O serviço consiste em transcrever para a tela as informações contidas no áudio.

A legenda pode ser classificada em:

– INTRALINGUAL: é aquela na mesma língua do texto falado. É usada na maioria das vezes para os telespectadores com problemas auditivos, em programas destinados a aprendizes de uma língua estrangeira e também nos telejornais para reportagem cujo som não esteja muito audível.

– INTERLINGUAL: é a tradução na língua de chegada, dos diálogos de um filme ou programa de TV exibidos em língua estrangeira.

SERVIÇO DE CLOSED CAPTION OFFLINE – O Closed Caption (CC) é também conhecido como “legenda oculta”. São os textos que reproduzem na tela da TV o que os apresentadores dos programas estão falando, ou seja, mostra um diálogo de um produto audiovisual.

Esse recurso é especialmente usado para ajudar deficientes auditivos a acompanharem os programas transmitidos. O CC não é igual uma legenda de filme, pois ele também indica em palavras os efeitos sonoros, tais como músicas, risadas, entre outros sons. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

Além dos programas televisivos, a Infra também pode legendar reuniões, aulas online, palestras, séries e documentários, propagandas e outros eventos.